27 agosto, 2006

Água

Comitê da Bacia Hidrográfica PCJ reúne em Bragança representantes de 63 municípios
fonte: Bragança Jornal Diário
Durante toda a manhã e parte da tarde desta sexta-feira, 5, os olhos dos chefes do Poder Executivo de 63 municípios, população e usuários estiveram voltados para Bragança Paulista que sediou a 5ª Reunião Ordinária Conjunta do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
A reunião aconteceu no Salão Nobre do Palácio Santo Agostinho onde, um círculo de mesas e cadeiras colocou frente a frente todos os presentes (foto). Na pauta de discussões, assuntos como hierarquização e indicação de empreendimentos ao FEHI-DRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos em Rios de domínio da União) nas bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), cujo maior afluente é o Rio Jaguari, considerado rio federal por percorrer mais de um Estado.
Ficou deliberado que R$ 3,4 milhões serão destinados à Prefeitura de Jaguraiuna para implantação de um emissário de esgotos. Também foram discutidos critérios para projetos e obras, no âmbito do Comitê PCJ (valores mínimos e máximos); hierarquização e priorização para contratação de projetos e obras no valor de R$ 15.362.056,73, incluindo a construção de lagos para contenção de enchentes em Bragança Paulista; alteração da composição da Câmara Técnica de Planejamento, com a inclusão de Piracicaba, Santa Gertrudes, Salto e Campo Limpo Paulista, no segmento municípios. No segmento sociedade civil, foi aprovada a inclusão da AEAARB (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região Bragantina), através do seu representante, geógrafo João Roberto Miranda. Também foi aprovado o orçamento para a Agência de Bacias para o exercício 2006.
Há 7 anos, Bragança Paulista não sediava uma reunião do Comitê da Bacia PCJ. Participaram da reunião prefeito de Bragança, João Afonso Sólis (Jango), o vice João Carlos Monte Claro Vasconcelos (Joca), o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio de Pádua Mello, membros da Administração Municipal e outras autoridades locais. Também participaram 41 prefeitos, representantes dos 63 municípios que fazem parte do Comitê, 15 usuários e 26 organizações não governamentais. A reunião foi dirigida por José Roberto Trícoli, prefeito de Atibaia e presidente do Comitê da Bacia PCJ.